Receitas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Bimby/gel de banho

Não sei se sabem, mas a bimby tem muito mais utilidade do que ser reduzida a uma mera panela de sopa.
Eu tento utiliza-la ao máximo, mas há sempre alguma coisa nova que podemos experimentar.

Hoje deixo aqui a receita para o gel de banho. É isso! Desde que descobri esta nova utilidade para a minha bimby, nunca mais comprei gel. Faço quando quero, com o perfume que quero e da cor que quero. Um simples sabonete dá para cerca de 1/5 lt.
Para isto além da receita abaixo, pode sempre adicionar essência e corantes alimentares. Experimente que não se vai arrepender.

Eis a receita:
-150 gr de sabonete de preferência Dove (não me pagam para fazer publicidade, mas é o melhor no mercado)
-8 copos (da bimby) medida de água
Cortar o sabonete em pedaços pequenos e colocar no copo.
Triturar 45 segundos na velocidade entre 5-7 (quando estiver bem triturado está pronto).
Abra a bimby e retire para o fundo o que ficou na parede.
Programe mais 3 minutos a 90º na velocidade 3 e adicione ½ copo medida de água para começar a derreter. Terminado este tempo, coloque a tampa e o copo medida e vá adicionando 8 copos medida de água previamente separada.
Programe 5 minutos a 90º na velocidade 3 e vá adicionando a água aos poucos na tampa, com o copo medido no sitio para que a água corra lentamente para dentro do copo.
Terminado o tempo, coloque num recipiente e deixe repousar durante cerca de 12 horas.
Depois, coloque  novamente na bimby e misture um pouco na velocidade 3/4 até ficar homogéneo. Se notar que está muito grosso, pode juntar um pouco mais de água até ficar do seu agrado.

11 Ways To Make Homemade Body Wash | http://hellonatural.co/11-ways-make-homemade-body-wash/:

Dica: Terminado o seu gel de banho, é normal que a bimby fique com o cheiro do sabonete. Faça uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (pode usar só o vinagre) e deixe ficar algumas horas para o cheiro desaparecer.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Natal

Eu gosto e sempre gostei do Natal.

Quando era pequena, a noite de natal era mesmo uma noite de sonho onde eu, o meu irmão e alguns dos meus primos tentávamos de todas as formas espreitar para os embrulhos, que se amontoavam por baixo da chaminé. Iamos cedo para a cama, mas apenas fingir que dormíamos porque por volta das 23.00/23.30 lá vínhamos nós em pezinhos de lã, pelas escadas abaixo para ver o que se passava em redor da dita chaminé (o que quase sempre acabava mal, pois éramos sempre apanhados).

Já adulta, adorava chegar a casa, mesmo quando tinha de trabalhar na tarde de 24, corria para a cozinha e numa azáfama transformava-a quase num laboratório gastronómico, onde preparava o bacalhau, as rabanadas e os sonhos, etc.
Sentia-me feliz com toda esta correria e nem o aroma intenso do óleo dos fritos me fazia acalmar a lufa-lufa.

Este ano, o meu Natal será muito diferente dos anteriores. Alguns de vocês que lerem este post saberão a que me refiro, mas na realidade, muito poucos saberão quais os verdadeiros motivos.

Um lugar vazio na mesa que nunca mais será preenchido!
Outro lugar que deveria estar na mesa, mas infelizmente este ano, tal não será possível.

Ambas estão e estarão sempre presentes no meu coração.

O meu Natal vai ser um estado e não uma mera transacção reduzida a umas horas de convívio, onde pelo meio se fazem umas trocas de bens de consumo, embrulhados em papel muito garrido e com uns laços muito bonitos.Estarei, seguramente com pessoas muito importantes na minha vida, e que partilham os mesmos sentimentos que eu. Este será o meu, e posso adiantar, o nosso, espírito natalício.

Alguns de vós que lerem este post, não irão entender nada do que estou para aqui a escrever, outros irão perceber alguma coisa, mas muito poucos saberão a verdadeira razão!

Minha querida, durante o próximo ano  vais ler este post e vais novamente, fazer parte do nosso Natal.
Que Deus te traga  rapidamente para as nossas vidas, porque a falta que fazes é incalculável. Tens que voltar a cuidar de nós, como sempre cuidaste - e não somos assim tão poucos como isso - portanto, os teus presentes ficarão guardados até estares em condições de os abrires.
É claro que quando leres isto, já saberás quais são, mas iremos buscar novamente este post para partilhar com todos esse momento.
E não, não te vou oferecer uma meias....

Seguramente que, nesta altura, haverá pessoas muito, mas muito felizes, e outras tão ou mais tristes do que eu.

Para todos, deixo aqui os votos de um santo e feliz Natal e que recebam tudo aquilo que desejam.


Silhouette School: Have Yourself a Merry Little Christmas! (Free Printable & Silhouette Studio Cut File):

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Crianças artistas



Continua sem saber o que fazer com os seus filhos durante esta época festiva?
Que tal transformá-los em artistas?
Para tal, vai precisar do seguinte:

Lápis de cera
Secador de cabelo
Tela

Comece preferencialmente num canto da tela. Pode iniciar a pintura, usando um tom mais escuro e por cima uma camada mais leve da mesma cor, depois é só ir misturando as cores da forma que gostar mais.



Comece com o nível de calor no médio para ir controlando a forma como os lápis derretem, pois o efeito varia de acordo com a potência do secador, depois, é só ir ajustando. 
A velocidade alta, como dilui o lápis mais rápido  vai lhe dar um  efeito de aguarela. Ensino ao seu  filho como fazer e deixe-o dar asas à imaginação!

O resultado final poderá ser este o que desejar.


Boas pinturas!




Source:artisticjunkie.com/blog/item/129-crayon-art

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Decoração de Natal

Que tal este ano decorar a sua mesa de Natal de uma forma diferente e original?

É só comprar ou fazer (ainda vai a tempo) e o resultado é este:
Christmas stockings in table decorations!

Source: http://justimagine-ddoc.com/crafts/crafty-finds-inspiration-7/gallery/image/stocking/

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Margarida


A avó Gui está feliz e contente com a chegada no novo membro da família.

Eis mais uma mantinha quentinha e aconchegante para o felizardo, que, obviamente não é o que está na foto, porque o Manuel Pedro é muito mais bonito!


Isabel/cake design


Conheci a Isabel em 2002. Nessa altura tinha a árdua tarefa de tratar da informática do Governo português, o que fez durante 20 anos! Isso mesmo, 20 anos! Temos muitas memórias dessa altura, praticamente todas elas muito boas porque, e por mim falo,  aprendi e vi o que era trabalhar em equipa, onde todos eram tratados da mesma forma e o famoso "DR" ficava quase sempre fora da porta. Também posso adiantar, foi caso único e foram tempos únicos.

Voltando à Isabel, ao fim dos 20 anos decidiu aceitar um novo desafio (também convém quebrar a monotonia e mudar de ares) e foi trabalhar para o Turismo de Portugal  onde à 5 anos é Gestora de IT das Escolas de Hotelaria.

Sabia que a Isabel era uma apaixonada pela cozinha, mas  o fato de ver tanta escola de hotelaria e tanta cozinha (digo eu) ao longo destes anos, foi-se entusiasmando e tirando vários cursos, nomeadamente na área do cake design, sendo o ultimo na famosa escola  Wilton Cake Decorating em Chicago.

Para a Isabel“A cozinha é uma terapia porque mesmo depois de várias horas de trabalho, cozinhar alivia e renova as energias”. Concordo plenamente.

Eis alguns exemplos do seu magnifico trabalho.






Bolo feito em Chicago!



Parabéns Isabel pelos fantásticos trabalhos. Desejo-lhe muito sucesso e que continue sempre com essa boa disposição e simpatia.


Para mais informações e contatos, pode consultar a página da "amazing flavour" no  facebook.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Lapis de cera


Com as férias de Natal à porta, que tal brincar um pouco com os seus filhos e afastá -los dos computadores?
Experimente

Material necessário:
Lápis de cera

Parta em pedaços pequenos os lápis de cor. Colocar os pedacinhos dentro de formas de silicone (no caso formas alusivas ao natal, mas pode fazer com as que quiser). Tente misturar um pouco os pedacinhos para as cores ficarem bem misturadas.



Coloque no forno a 250 graus durante 15 minutos

 
Quando estiverem derretidos, retire do forno e deixe arrefecer durante uma hora até estarem bem sólidos e frios.


Depois é só retirar da forma e apreciar os novos lápis de cera em formato personalizado.


Source:http://momspotted.com/2012/12/make-your-own-christmas-shaped-crayons-tutorial.html

Fotografia/José Manuel Figueiredo

Como tive oportunidade de referir no inicio, este blog tem como finalidade dar a conhecer artistas anónimos, tentando divulgar o seu trabalho, quer seja por serem pequenos negócios, ou simplesmente pelo prazer de fazerem coisas que  gostam. Seja qual for o caso, e na minha opinião, acho que devem ser divulgados e atribuir-lhes o mérito que merecem.

O José Manuel é advogado e não é fotógrafo de profissão. É pena, porque pelas fotos que tenho visto, está seguramente ao nível profissional. Foi há pouco tempo que comecei a dar mais atenção às suas fotos, mas a verdade é que agora estou sempre à espera que ele as publique na página do facebook para as poder admirar.

Por norma, e não que eu entenda muito de fotografia, acho-as todas ou quase todas dignas de serem vistas.

Eis alguns exemplos do seu fantástico trabalho (hobby).























Parabéns José Manuel e continuação de bom trabalho.

Todas as imagens aqui publicadas estão sujeitas a direitos de autor.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Casa de pássaros/gingerbread house


Como estamos na época de Natal, e embora um pouco ao estilo americano, proliferam as gingerbread houses. Assim, decidi criar mais uma casinha de pássaros alusiva a esta época.






sábado, 12 de dezembro de 2015

Enxoval menina

Anteriormente falamos do enxoval do Manuel Pedro que, neste momento, já o pode gozar em pleno. Hoje deixamos aqui mais um enxoval, desta vez para menina.

A que princesa estará destinado?


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Manuel Pedro

Anteriormente já falei do Manuel Pedro a propósito do seu enxoval.
Hoje venho desejar-lhe toda a felicidade do mundo, e os meus parabéns à Eva, Pedro, Guida, Sérgio e, por ultimo mas não menos importante, o António Pedro.
Muito bem vindo!




source: http://www.annegeddes.com/










Casa de pássaros



Casa de pássaros, rústica, mas ao mesmo tempo shabby chic.
Pintada com tintas claras e com colagens.
No final é envelhecida, para lhe conferir mais rusticidade.









quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Dobrar lençóis de elástico

Até há bem pouco tempo, padecia dum mal que, ao que parece, várias pessoas padecem:
Como dobrar lençóis de elástico.

Os malvados, ou não se deixam dobrar, fugindo uma ponta para cada lado, ou ficam cheios de rugas!.
Esta forma posso garantir que é a melhor, porque depois de experimentar até passei a ter uma certa admiração por estes pedacinhos de tecido.

Teimosa como sou, pesquisei até encontrar no site cujo link envio abaixo, a formal ideal de dobrar os mesmos.

De qualquer forma, aqui fica a imagem. Experimentem e vão ver que em vez de almofadas gordas e cheias de rugas, passam a ter lençóis bem dobrados e lisos!






http://www.diyncrafts.com/1693/lifehacks/top-68-lifehacks-and-clever-ideas-that-will-make-your-life-easier




já agora, aproveito para deixar outra dica: quando engomar, experimente colocar num borrifador, 3 colheres de sopa de amaciador de roupa e encha o restante com água. Pulverize a peça antes de engomar.
Além de facilitar bastante, a roupa fica super perfumada.


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Moinho/Casa de pássaros




Os moinhos de vento foram inventados na antiguidade, mas foram os holandeses que lhe deram e dão mais uso.
Eram usados para moer, serrar e bombear.
Só na Holanda existem mais de 1.000. Em Portugal  ainda existem alguns embora, infelizmente, não lhes seja dada a devida utilidade.

Gosto de moinhos.





Neste caso, até podia ser o moulin rouge, mas não é!
Aliás, até pode ser os passarinhos assim o entenderem.

Trata-se apenas de uma casinha para pássaros que, seguramente, ficará muito bem no seu jardim, ou mesmo dentro de casa.

Estilo vintage, onde podem ver manchas de pó branco como se fossem restos de farinha.


Mantinha de Bébé


Quem é que irá ser o feliz contemplado com esta mantinha?


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Agendas

Todos nós temos agendas! No telemóvel, no computador, ou mesmo em papel em cima da secretária.

Mas não serão elas praticamente todas iguais? Sem identidade?
Não vos parece muito mais simpático quando abrimos a mala (que normalmente está toda desarrumada, ou não fosse mala de Senhora), tiramos de lá uma bonita agenda e colocamo-la em cima da mesa, em vez de usar o telemóvel, o pc ou mesmo a agenda tradicional de capa preta ou castanha, que nos foi oferecida por alguma empresa e que todas as pessoas ao nosso redor tem uma igual?
Eu sei que vão pensar e dizer que é mais prático, e eu não vos contrario! Mas que é muito mais elegante usar uma agenda personalizada, não digam que não é.

Eis alguns exemplos das agendas da Tia Guida.





O mesmo se passa com o livrinho de receitas, Hoje em dia, até a bimby lê receitas, eu sei!
Mas, e posso falar por mim, nada me dá mais prazer do que abrir um caderno de receitas antigas escritas à mão.
Tenho livros manuscritos de receitas de família e de mães de amigos que uso regularmente e que me dão tanto prazer  a desfolhar, pese embora o fato de, por vezes ter que me dedicar mais tempo para as poder decifrar, mas, e penso que irão concordar comigo, nada melhor que o legado gastronómico deixado pelas mãe, pelas avós ou pelas tias!

Obviamente que a maior parte das receitas cá de casa são as que passaram gerações e, no que depender de mim, continuarão a passar. 

Eis uma sugestão  para pessoas, que tal como eu, tem que ir "traduzindo" as receitas velhinhas. 



Tenham sempre presente que as capas podem ser personalizadas de acordo com o gosto de cada um (a), quem sabe até com a fotografia do autor (a)?


Bolo de Limão do Hotel Ritz



Numa das minhas viagens pela Internet, descobri este bolo magnífico que, segundo dizem, data de 1920 e era servido nos famosos chás do Hotel Ritz.

Posso assegurar que é uma verdadeira delícia porque já o fiz vezes sem conta, daí estar a partilhar a receita convosco. Espero que experimentem e, obviamente, gostem!

·                     3 Chávenas de farinha
·                     1 Colher de sopa de fermento
·                     3/4  colher chá de sal
·                     3 Chávenas de açúcar
·                     1 Chávena de manteiga sem sal à temperatura ambiente
·                     1/2 Chávena de banha à temperatura ambiente
·                     5 Ovos
·                     1 Chávena de leite preferencialmente gordo
·                     6 Colheres de sopa de sumo de limão
·                     Raspa de 1 limão


Misture a farinha, o fermento e o sal numa taça. Coloque de lado.
Bata a manteiga com a banha e o açúcar, junte os ovos inteiros, um a um, batendo bem entre cada adição. Junte à mistura anterior, alternadamente os ingredientes secos e o leite, batendo levemente. Adicione o sumo e raspa de limão.
Colocar na forma com buraco e levar ao forno pré aquecido cerca de 55 minutos, o que varia de forno para forno, pelo que o melhor será fazer sempre o teste do palito.

Depois de cozido, desenforme sobre uma rede para arrefecer.

Pode polvilhar com açúcar em pó.

Fonte: plainkitchen

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Vidro mercurizado/mercurized glass

Tal como prometido, voltamos ao vidro mercurizado, uma técnica que imita o vidro antigo espelhado, sendo ao mesmo tempo, muito actual e moderno.

Aqui podem ver uma taça pequena e um pratinho.























A taça redonda


































































Mesa

Esta mesa é uma mesa básica do Ikea.
E porque não dar-lhe um ar diferente ?




Já está não está disponível para venda, mas caso pretenda, poderemos fazer com o padrão que escolher.
Por serem peças únicas, nunca repetimos nem os padrões nem as cores (caso as peças sejam pintadas),excepto as peças pintadas ao estilo chalkboard.

chalk paint


Ainda a propósito da receita que deixei ontem, vejam o que eu fiz com a mesma tinta.







































Não se esqueçam que podem escrever o que quiserem com giz!


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Chalk paint

Quem é que não se lembra dos em quadros de lousa? Onde se usava giz branco ou colorido para escrever?

Como muitos já saberão, já existem no mercado tintas que inverteram esta situação. Quantos já não pintaram uma parede com este tipo de tinta para as crianças poderem escrever à vontade e apagar depois?
Hoje, o que quero deixar aqui para vocês é a receita desta tinta para poderem fazer em casa. Sim, é possível e muito fácil.



Foto: incentivocriativo


A receita é muito simples:

  • 1 colher de sopa de gesso em pó
  • 1 colher de sopa de água
  • 3 colheres de sopa de tinta acrílica preta
Mistura-se o gesso com a água e de seguida junta-se a tinta. Mexer muito bem, e já está. pronta a usar!
Podem duplicar, triplicar a receita, dependendo da peça que vão pintar e depois é só usar a imaginação para pintarem o que quiserem!



terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Manuel Pedro

O Manuel Pedro, está quase quase a nascer.

Hoje dou a conhecer algumas pecinhas do seu enxoval. Lindas!